quarta-feira, 4 de agosto de 2010

2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA ( EM AÇÃO)


ATA DA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA -2010/2011


Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Aos 29 (vinte e nove) dias do mês julho de 2010, às 08:30 (oito horas e trinta minutos) no setor Operacional do SAAE de Sete Lagoas, situado a rua Padre Teodoro Ground, nº 421 bairro Aeroporto, reuniram os membros da CIPA, senhores Juvenilton Gomes, Jairo Tomaz, Glaydson Souza, João Geraldo Lessa, Waldir Alves, Joel Cristóvão, Antônio Carlos, Israel Barbosa, Srta Patrícia Soares e os técnicos de segurança no trabalho Sr. Wendell Ferreira e Sra Acísia Geralda e o Sr. Hugo Leonardo (convidado). O vice-presidente Sr. Glaydson deu início a reunião, em seguida passou à palavra para o técnico de segurança no trabalho Sr. Wendell Ferreira, que comentou sobre a forma que atas da CIPA estão sendo feitas e que há omissão de informações, e também que a CIPA está subordinada ao SESMET (Serviço especializado em segurança e medicina no trabalho) e que todas as ações da CIPA devem ser passadas primeiramente ao SESMET, o qual encaminhará as reivindicações aos setores responsáveis. Foi comentado que o secretário Sr. Jairo está passando as atas da CIPA para a diretoria antes destas, serem assinadas. Em seguida foi lida a ata da reunião anterior, sendo aprovada por todos, em resposta o secretario da CIPA Sr. Jairo comentou que procura ser imparcial ao redigir a ata e evita colocar comentários dirigidos, e que qualquer observação dos membros da CIPA poderá ser acrescentada “em tempo” antes da ata ser assinada. Na oportunidade foi lida a leitura da ata da reunião com os coordenadores, sendo que está não foi aprovada e foi solicitado que colocassem algumas observações sobre o que foi comentado na reunião e não constava na ata sendo: tem serviços que estão deixando de ser marcados por falta do técnico de segurança do trabalho e também foi questionado a não vinda do psicólogo, devido a intervenção do diretor operacional. Em seguida foram apresentadas as respostas da diretora Financeira sobre a ultima ata da CIPA, sendo: Referente à construção da nova oficina, Já foi liberado um anti-projeto para avaliação e orçamento junto ao setor de engenharia – engenheiro Pedro, contendo instalação da oficina mecânica, elétrica, hidrômetro e refeitório no setor operacional. Em relação ao horário dos técnicos de segurança, já está sendo providenciado ajuste do horário através do PCCS (plano de cargo e salários). Já o PCMSO (programa de controle medicina de saúde ocupacional) o termo de referência foi encaminhado para o setor de licitações no dia 06 de junho de 2010. Referente à qualidade das câmaras de ar das motocicletas, foi colocado o problema em reunião no dia 01 de julho de 2010 com o Sr. Vicente Vanderley para averiguação junto ao fornecedor. Referente a realização do SIPAT(semana interna de prevenção de acidentes) o Sr. Carlos Alberto – Tim da contabilidade já está providenciando junto a secretaria de planejamento a dotação necessária para que seja realizado a SIPAT no mês de outubro. Referente as respostas da diretorias os membros presente não acharam convincentes uma vez que foi comentado sobre o anti-projeto da oficina mecânica, mas não foi apresentado data para retirada dos servidores do local de risco. Também foi questionado ao horário dos técnicos de segurança de estar vinculado ao plano de cargo e salários, sendo que ainda não sabe se o mesmo será aprovado. Foi abordada a necessidade de solicitar da diretoria as respostas com data para resolução dos problemas. Ficou decidido de encaminhar junto com a ata os ofícios das reivindicações da CIPA. Um comentou que ao executar uma ordem de serviço de corte de água, foi ameaçado pelo proprietário com uma arma de fogo, e pelo horário do acontecido não teve como comunicar ao técnico de segurança do trabalho. O membro da CIPA Sr Joel comentou também que em uma troca de turno de serviço, foi ameaçado por um companheiro de trabalho e não teve como comunicar ao setor de segurança do trabalho. Foi abordado da necessidade de colocar a lei que menciona “desacato ao funcionário público no exercício da função é crime” em todos os veículos da Autarquia e setores de atendimento ao público. Também foi questionado sobre os documentos que foram passados para a diretoria operacional, e os mesmos não chegaram a Presidência. Foi apresentado os CAT’s sobre os acidentes ocorridos no decorrer do mês. Que foram o acidente com os veículos Kombi placa HGB 2829 conduzido pelo Sr. José Augusto, quando transitava na Avenida Norte Sul cruzamento com a Rua Lisboa, outro veículo não obedeceu a sinalização de parada obrigatória e colidiu com a Kombi causando ferimento no troco conforme a CAT do senhor José Augusto no dia 05 de julho de 2010, o outro aconteceu no dia 16 de julho de 2010 com a motocicleta placa HHA 7002 conduzida pelo Sr Wendell Ferreira, quando fazia uma conversão à direita da rua Jerusalém, colidiu com outro veículo na contramão. Também foi abordado da necessidade de colocar um lavatório próximo ao setor de cloração inclusive um lava-olho, devido ao rico de corpo estranho no olho (cloro). Foi comentado em fazer um silk- screen com a logomarca da CIPA 2010/2011, nos uniformes dos membros da CIPA. Sobre o curso para os membros da CIPA, está aguardando a empresa que vencer a licitação do PCMSO para realizar o treinamento. Foi apresentado as mensagens recebidas pela CIPA e o novo E-mail da CIPA que é: cipa@saaesetelagoas.com.br Sr. Jairo pediu afastamento da função de secretário, e será comunicada a segunda secretária Sra. Daniella para assumir. E na próxima reunião será definido que será a segundo secretária. Teve sua falta justificada Sra. Ivete Machado. Nada mais havendo a se tratar foi encerrada a sessão, e lavrada a presente ata, que depois de lida será assinada por mim e por todos os presentes.

Jairo Tomaz de Cantuária
OBS: FOI O ESBOÇO DA ATA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário