quinta-feira, 25 de março de 2010

CIPA INOPERANTE


O que é a CIPA
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A CIPA está composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.
A CIPA tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT.
A CIPA SÓ FUNCIONA, SE VOCÊ PARTICIPAOriente seus empregados para a melhoria da qualidade de vidae para a segurança dentro e fora da empresa.

Temos hoje no SAAE uma CIPA inoperante e muito aquém da realidade no que se refere a prevenção de acidentes. Tem faltado boa vontade e empenho, à mais de três meses não tem nem siquer uma reunião. Agora pergunto, se acontecer um acidente e for constatado que houve neglicencia da comissão, quem vai assumir as responsabilidades (ou nesse caso a irresponsabilidade?) Diretoria olha com carinho para a cipa, só de nome não funciona, se os eleitos e indicados não estão atuando é preciso que seja apurado os motivos. Faltam aproximadamente três meses para a próxima eleição da nova comissão e esta foi a menos atuante até agora. Aguardamos e esperamos que seja tomado providências a respeito do fato, afinal tem vidas em risco constante no SAAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário