terça-feira, 24 de agosto de 2010

MUCURI PATRIMÔNIO Nº 1 DO SAAE










No início de 1967 assumia a prefeitura o Dr. Afrânio Avelar Marques Ferreira e a cidade na época contava com aproximadamente 60.000 habitantes.

Logo após sua posse, o Dr. Afrânio nomeou o Sr. Francisco José L'Abbate Júnior como Chefe de Gabinete com a missão única de formar o SAAE. Apesar dessa lei ainda estar em regime de regulamentação, muitas providências começaram a ser tomadas com o total apoio do prefeito e uma colaboração decisiva do Deputado Federal Renato Azeredo, que se colocou à disposição do prefeito e do futuro diretor do SAAE. Assim o Ministério do Interior, por meio da Fundação SESP - Fundação Especial de Saúde Pública, imediatamente começou a orientar e a trabalhar junto ao gabinete do prefeito, inclusive investindo técnica e financeiramente na melhoria do serviço em todos os setores, tais como captação, adução, reservação e distribuição.

Concomitantemente cuidou-se da estruturação do SAAE. Para isso o prefeito trouxe uma das maiores autoridades administrativas do estado, o Dr. Paulo Neves de Carvalho. Ele, juntamente com o chefe de gabinete do prefeito, elaboraram a estrutura administrativa e operacional do SAAE. Essa estrutura foi apresentada à Câmara Municipal e aprovada, dando então toda a autoridade para o SAAE se deslanchar de forma efetivamente autônoma.

Desta forma o primeiro Diretor Geral do SAAE, nomeado na época pelo Prefeito Dr. Afrânio Avelar, foi o Sr. Francisco José L'Abbate Júnior e os outros cargos nomeados por esse diretor foram assim preenchidos:

:: Diretor Financeiro: José Campolina de Souza, conhecido como "Tim Campolina".

:: Chefe de Operações: Ramon Lamar de Oliveira.

Os demais funcionários de todas as áreas foram admitidos através de rigoroso Concurso Público ministrado pelo Dr. Paulo Neves de Carvalho e pelo Diretor Geral.

Os melhores classificados foram admitidos no regime da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. Importante salientar que esse concurso foi dirigido especialmente à área administrativa. A área operacional foi exercida inicialmente por todos aqueles operários que na época trabalhavam no Setor de Água e Esgoto da prefeitura.

Todo o pessoal do SAAE recebeu treinamento nas áreas respectivas pelo Dr. Paulo Neves e pelo Sr. Francisco L'Abbate, sempre com base nos regulamentos de:

Organização Geral;

Administração de Pessoal;

Regime Econômico e Financeiro;

Código de Instalações e tarifas;

Plano Plurianual de trabalho;

Proposta Orçamentária.

O primeiro espaço físico ocupado pelo SAAE foi o prédio da antiga telefônica de Sete Lagoas - TELESETE, localizado na rua Ilka França onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana. Além disso, o SAAE mantinha seu trabalho operacional no Mucuri, esquina das ruas Major Castanheira com Felipe Vasconcelos. (FONTE http://www.saaesetelagoas.com.br)

É PREOCUPANTE E PRECÁRIA AS CONDIÇÕES EM QUE SE ENCONTRA ESTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO SAAE.
O MUCURI PRECISA URGENTE DE UMA REFORMA GERAL.
AS INSTALAÇÕES E ESTRUTURAS DO PRÉDIO POSSUI VÁRIAS RACHADURAS ALÉM DE INÚMERAS INFILTRAÇÕES.
SEGUNDO O PESSOAL QUE TRABALHA NO LOCAL QUANDO CHOVE O TELHADO NÃO SUPORTA E TEM QUE PROTEGER O QUE TEM DENTRO PARA NÃO MOLHAR.
AINDA NO LOCAL FUNCIONA A OFICINA DE HIDRÔMETRO QUE TAMBÉM CORRE RISCO EMINENTE DE PERIGO.

PEDIMOS À DIRETORIA DO SAAE, QUE ATENTE PARA ESSE PROBLEMA, PARA QUE NÃO ACONTEÇA ACIDENTES OCASIONADOS PELA MÁS CONDIÇÕES DO LOCAL AOS SERVIDORES E QUE NÃO CAUSE UM CAOS A POPULAÇÃO (PARADA DO SISTEMA) SE POR ACASO VIER ALGUM TORRENCIAL, ALÉM DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO O SISTEMA MUCURI É UM DOS MAIS COMPLEXO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DA CIDADE, CONTANDO COM SETE POÇOS QUE DISTRIBUI O LIQUIDO PRECIOSO PARA MILHARES DE LARES SETELAGOANOS.
VEJAM ESSE PEQUENO COMENTÁRIO DO FILHO DO INESQUECÍVEL DIRETOR RAMON LAMAR, EM BREVE GOSTARÍAMOS DE TER A HONRA DE ENTREVISTA LO.
OBRIGADO SR, RAMON PELA SUA PARTICIPAÇÃO.


De: Ramon Lamar
Enviada: terça-feira, 24 de agosto de 2010 21:05:09
Para
: agota2010@hotmail.com

Ramon Lamar deixou um novo comentário sobre a sua postagem "MUCURI PATRIMÔNIO Nº 1 DO SAAE":

"E por muitos anos o Chico Labate, o Tim Campolina e o meu pai serviram ao SAAE, tendo o sistema de poços do Mucuri como joia rara e digna de todo cuidado. Em dias de chuva forte, com raios, ia o meu pai percorrer diversas casas de poços artesianos durante a noite, quase sempre eu o acompanhava ainda moleque, só fazendo companhia, para ver se estava tudo em ordem para evitar a queima de alguma bomba.
Cuidar do patrimônio do SAAE é uma lição que não pode ser esquecida.
Abraços".

2 comentários:

  1. Setor de Comunicaçãoquarta-feira, 25 agosto, 2010

    O Setor de Engenharia do SAAE trabalha para finalizar até o início de setembro as obras da oficina do Setor Operacional e, ainda, de construção do refeitório no bairro Aeroporto. Seguindo o cronograma de projetos da Engenharia, está prevista a reforma total do histórico prédio do Mucuri. O "croqui" (desenho) do que será feito no Mucuri já está pronto. Portanto, essa é uma obra já pensada pelo SAAE, programada para ser iniciada muito brevemente.

    Agradecemos o espaço,
    Setor de Comunicação do SAAE

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Gota D'água! Um grande abraço a todos os servidores do SAAE que batalham diariamente em prol da autarquia. Certamente, meu pai, de onde estiver, aprova com orgulho cada gota de suor que é produzida em favor da valorização do SAAE.

    ResponderExcluir